Como criar a melhor experiência em sua inauguração de loja

Começar um empreendimento é uma decisão corajosa que vem seguida de um carrossel de emoções durante sua jornada. E o melhor jeito de começar bem é se preparar para criar uma grande inauguração de loja. Por isso, trouxemos uma série de dicas para você dar esse passo tão importante com sucesso.

A importância da inauguração de loja

O momento da inauguração de loja não é nem um pouco banal, e deve ser tratado como um grande evento em sua vida e na vida do nicho de consumidores da área de seu empreendimento.

É importante criar um conjunto de sentimentos no cliente que vai muito além de acreditar que fez um bom negócio. A psicologia do consumidor é algo cheio de nuances, sentimentos e jornadas, e o sentimento de curiosidade e descoberta pode ser o momento ideal para capturar seu interesse e criar um reconhecimento com sua loja.

O mais importante é conseguir fazer com que o cliente dê uma chance de conhecer seu empreendimento. Esse é o momento em que a oportunidade é criada, e poucas ocasiões são tão oportunas quanto a inauguração de sua loja, por isso vale a pena fazer o melhor de cada detalhe.

Como fazer uma grande inauguração de loja

Criar essa experiência especial para o cliente passa por diferentes etapas, e elas costumam começar muito tempo antes de as portas de sua loja serem abertas:

Crie mistério

A curiosidade é um dos sentimentos mais poderosos do ser humano, e diversas áreas do marketing se especializam em explorar esse sentimento das maneiras mais criativas o possível.

É cada vez mais comum usar artifícios de divulgação especialmente nas redes sociais em que o mistério sobre um lançamento é criado. Mas para que isso tenha um bom efeito é importante preparar uma boa imagem, com identidade visual, slogans e um nicho mais específico. Encontre o público-alvo em seu benchmarking para garantir a efetividade dos disparos em redes sociais.

Outro recurso clássico é o próprio espaço físico: que tal deixar o nome da loja por última e ir preparando toda a decoração, o layout da loja e subir a placa apenas no momento da inauguração? Assim você garante a curiosidade daqueles que costumam passar na frente de sua loja.

Divulgue de diferentes formas

As redes sociais continuam sendo grandes amigas na hora de divulgar sua loja. Você pode preparar uma contagem regressiva em sua página até tornar a identidade pública durante a inauguração de loja.

Se você também vai inaugurar um site de vendas, aproveite a ocasião para lançar os dois juntos.

A boa e velha divulgação nas ruas, com cartazes e panfletos e até carro de som continua sendo efetiva, mas aproveite ao máximo esses espaços, oferecendo preços inaugurais, mostrando a diversidade de produtos e seus grandes diferenciais. É importante fazer panfletos com qualidade profissional, para não correr o risco de passar uma imagem amadora.

Faça um coquetel e utilize bem o espaço disponível

De acordo com a disposição do ambiente, contratar um serviço de coquetel com café, doces e iguarias é uma ótima oportunidade de ganhar a atenção de quem transita pelo ambiente.

Usar bem o espaço é fundamental, e divulgação com som e usando a calçada pode ser uma tática efetiva, desde que haja consentimento dos lojistas do ambiente e que não haja exageros de som alto e inoportuno ou bloqueios no tráfego dos pedestres. Você não quer passa uma imagem de inconveniência para seus futuros clientes, não é?

Organize bem o ambiente interno

Caprichar na decoração é outro passo para criar uma boa experiência de inauguração de loja, mas não exagere: para que o máximo de pessoas possa conhecer sua loja, é importante oferecer mobilidade, especialmente em momentos de distanciamento social. Para te ajudar com isso, temos o conteúdo perfeito! Faça também a leitura do post: Mobilidade – como evitar aglomerações na sua loja.

Organize o layout de sua loja de maneira que os produtos principais e promocionais estejam dispostos com mais destaque.

Faça promoções e crie sorteios

Sem dúvidas, bons produtos e preços são o principal benefício que qualquer consumidor irá buscar seu empreendimento em sua inauguração, de maneira que o foco nunca deve sair desse centro.

Além de promoções sobre seus principais produtos, fazer sorteios é importante não apenas para estimular o consumo em um primeiro momento, mas também para fazer o cliente conhecer as condições de pagamento, o atendimento de fechamento de compra e especialmente para adquirir dados para o pós-venda.

Oferecer meios de cadastro de clientes para fins promocionais e de sorteios é uma maneira de criar sua própria base de dados de clientes, com a oportunidade de criar uma rede de força de vendas, e-mail marketing, newsletter via WhatsApp e muitas outras opções – inclusive para conhecer mais de perto seu público potencial!

Aproveite o momento de sua inauguração para aplicar técnicas que podem oferecer efeitos importantes no médio-longo prazo e, claro, divirta-se ao ver seu projeto sair do papel e acontecer!

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