Como abrir um e-commerce passo a passo e ter sucesso na internet

Apenas quem é visto é notado, e em tempos onde a internet se tornou o grande ambiente onde fazemos de tudo um pouco, saber como abrir um e-commerce é a melhor chance de levar seu empreendimento para um novo nível, fidelizar clientes e consolidar uma marca. Começar bem faz toda a diferença!

Por que abrir um e-commerce?

O volume de compras pela internet simplesmente explodiu nos últimos anos, com o aumento da acessibilidade e os impactos da pandemia no comércio. Não à toa, vender online se tornou uma maneira de sobreviver e dar um novo ar ao seu negócio.

O público consumidor brasileiro já incorporou a cultura do e-commerce e cada vez se fideliza mais com marcas e nichos favoritos.

Mas é importante levar em conta que até 60% dos e-commerces que estreiam acabam amargando um fim prematuro antes de completarem um ano de existência, o que costuma acontecer por diferentes motivos, como:

  • Falta de estrutura;
  • Problemas com entrega e meios de pagamento;
  • Marketing insuficiente;
  • Poucas informações e pouco tempo para criar conteúdo;
  • Investimentos errados em propaganda;
  • Dificuldades em atender ao público.

Para ter um destino mais próspero que a média dos e-commerces, começar bem é a melhor maneira de garantir longevidade e uma boa relação com o público e a plataforma.

Como criar seu e-commerce com qualidade

Alguns passos são fundamentais e começam antes mesmo de seu endereço passar a existir na internet, confira-os a seguir:

  1. Faça um benchmarking

Muito comentado mas poucas vezes levado a fundo, o chamado benchmarking consiste em uma análise detalhada da concorrência em diferentes aspectos:

Primeiro se observa a concorrência, buscando as principais palavras-chave de produtos e marcas que irá vender.

Observe os primeiros resultados e anote as principais semelhanças entre elas, desde o design da página até os preços, as marcas, a organização, formas de pagamento e envio e tipo de marketing.

Em seguida, analise suas redes sociais e entenda sua linguagem e comportamento online. É importante entender quais são os pontos fortes e fracos da média de tudo o que foi observado e, com isso, olhar para suas principais ideias de forma comparativa.

Pergunte-se:

  • “Há muita concorrência? Qual o meu diferencial para entrar nesse ramo?”
  • “Elaborei uma boa imagem de minha empresa para as redes?”
  • “Quais nichos e produtos posso explorar para não ter uma competição tão direta contra os grandes concorrentes?”
  • “Quais processos e ideias de sucesso de meus concorrentes posso reproduzir para aumentar minha eficiência e quais as principais falhas de meus concorrentes consigo perceber como potencial cliente para melhorar a experiência dos meus clientes?”.

Esse processo de observar > se indagar > modificar > observar e comparar é infinito. Sempre estaremos nos comparando, observando, anotando e transformando, e tal dinâmica é algo importante.

  1. Estude a plataforma

Criar uma boa experiência do usuário tem muito a ver com a qualidade de navegação.

É importante escolher uma boa plataforma para hospedar seu negócio, porque migrações dão trabalho e custam um bocado…

Existem plataformas de código aberto, que costumam ser livres mas exigem um bom entendimento de programação, e há também plataformas estruturadas, com suporte na hora de criar e organizar sua loja, que têm custos variados.

Se tiver conhecimento e confiança na hora de programar ou tiver um bom suporte, as plataformas abertas têm mais possibilidades e menos custos, mas aquelas que são pagas oferecem um suporte técnico fundamental para quem está começando.

Se optar por uma plataforma fechada, não deixe de pesquisar, cotar preços e tirar todas as suas dúvidas antes de contratar.

  1. Cadastro de produtos

Com o tema escolhido e a plataforma quase pronta, chega um momento que pode fazer toda a diferença: o cadastro de produtos.

Imagine que, pela internet, a qualidade de informações que você dá sobre o produto e as técnicas de copywriting para atrair a atenção do cliente são proporcionais ao atendimento do dia a dia.

Não ignore esta etapa jamais, com o risco de, no futuro, com dezenas e dezenas de produtos cadastrados, você se ver obrigado a escrever conteúdos para cada um deles.

Os buscadores se baseiam no conteúdo escrito e suas palavras-chave para oferecer resultados aos consumidores, então, sem boas descrições, você fica “escondido” nas pesquisas.

  1. Organização e segurança

A falta de organização é fatal para manejar seu e-commerce! Ter de cancelar uma venda por inconsistências no estoque é um sinal de amadorismo que pode gerar uma avaliação ruim que pesa na percepção do público.

É importante se antecipar a isso, começando com usar um bom sistema ERP, que organize a entrada e a saída de cada mercadoria, facilitando o rastreio, o cadastro e a integração de sua loja física com a loja online.

Mais do que isso, o sistema de automação de gestão cria ótimas oportunidades de cadastro de clientes, para criar futuras campanhas de marketing e pós-venda, customizando seu atendimento com cada cliente.

Mas para ganhar a confiança, não só da compra, mas do cadastro de um cliente, oferecer um protocolo seguro para seus dados é fundamental. Não economize ao adquirir um protocolo seguro de HTTPS, vencer a barreira natural de desconfiança é indispensável!

  1. Logística

Cumprir um prazo rápido de entrega é outro diferencial que soma muito. Não deixe os pacotes se acumularem; tenha uma rotina de idas aos Correios e, se o volume de entregas aumentar, tenha um plano B com transportadoras parceiras, isso diminui custos e agiliza as entregas.

  1. Marketing

A cereja do bolo acontece antes, durante e depois de cada interação de cliente. O marketing é o coração de qualquer business nos dias de hoje, e ele tem tantos lados diferentes:

  • Prepare um bom copywriting, para descrever seus produtos de maneira atraente, conquistando a intenção do cliente enquanto informa;
  • Crie um blog que envolva o tema de sua loja, com reviews, dicas e soluções para as principais dúvidas de seus clientes;
  • Esteja nas redes sociais, em todas! Faça uma prospecção de público e não deixe de postar boas fotos, criar stories com produtos, interaja muito com o público e não deixe de criar promoções que gerem engajamento;
  • Quando tiver um público bem estudado, invista em publicidade, comece aos poucos para medir seus resultados em conversões;
  • Tenha uma identidade única, tanto visual como na linguagem, atitude conta muito para criar uma experiência em cada compra: invista em embalagens personalizadas, mande um mimo e transforme cada parte da jornada de compra em um evento.

Temos certeza de que com todas essas dicas, vontade e muitas ideias na cabeça, seu e-commerce vai mais longe. Aqui no blog da ATS Informática trazemos materiais de qualidade para você ficar sempre informado e inspirado todas as semanas, basta assinar nossa newsletter e nos encontrar nas redes sociais.

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